Vidro na Idade Média
Na Europa, parece ter havido um declínio na produção de vidro após a queda do Império Romano. Após o 5 th Century vidro, onde ele foi visto na Europa, foi em grande parte importado do mundo islâmico, na época o principal centro de produção de vidro no mundo.
De todo o 10 th Century, no entanto, havia algo de um ressurgimento na produção de vidro Europeia. Esta foi a primeira era do vitral, uma nova característica arquitetônica que se tornou fortemente associada aos estilos de arte românica e gótica contemporâneos.
Os primeiros exemplos de impressionantes vitrais incluem os da Basílica de St Denis (concluída em 1144) e da Catedral de Chartres (construída entre 1194 e 1220), ambos na França, e ambos vistos como obras-primas da arquitetura românica.
Este ressurgimento da produção de vidro na Europa levou ao estabelecimento de vários novos centros de fabricação de vidro. Dois deles, talvez os mais renomados até hoje, foram as regiões de Murano, perto de Veneza, e a Boêmia, na moderna República Tcheca.
Hoje, o vidro de Murano é sinônimo dos melhores artigos de vidro de luxo. Surpreendentemente, as oficinas de vidro em Murano estão em operação desde 1291, quando foram realocadas de Veneza, após um incêndio devastador na cidade.
O vidro de Murano tornou-se altamente reverenciado na Idade Média, principalmente devido à qualidade da areia da ilha, que lhes permitiu produzir vidro com poucas impurezas.
Nos séculos XV e XVI , os artesãos de Murano começaram a experimentar novas técnicas para produzir artigos de vidro artísticos e decorativos.
Técnicas de esmaltagem (fusão fritas de vidro colorido para a superfície de uma peça) e douramento (fundindo ouro terreno para uma peça), pensava perdido desde a idade dos sírios antigo no 9 º século aC, foram reintroduzidos pelos vidreiros de Murano.
Talvez a inovação mais importante dos sopradores de vidro de Murano tenha sido a perfeição de uma técnica para produzir um vidro totalmente transparente e incolor, que eles chamaram de 'cristallo', depois do cristal de rocha .
Os fabricantes de vidro na Boêmia também começaram a produção de artigos de vidro de luxo por volta de 1250 e descobriram, independentemente de Murano, a técnica de fabricação de vidro incolor.
Apesar de suas origens na Alta Idade Média, a Era de Ouro do vidro boêmio chegou no século XVII , quando os sopradores de vidro boêmios foram os pioneiros do estilo barroco em artigos de vidro.
Os artesãos, e particularmente a oficina de Caspar Lehmann (fl. Início do século XVII ), foram especialmente reverenciados pelas inovadoras técnicas de gravação e corte que eles desenvolveram, produzindo peças excepcionalmente complexas para clientes importantes em toda a Europa.
Vidro na Era da Decoração
Murano e Bohemian glassware também se tornou parte integrante do chamado 'Age of Decoração' na 18 ª século. Foi nessa época que a demanda por artigos de luxo entre a realeza e a nobreza da Europa aumentou, e os artesãos começaram a experimentar técnicas cada vez mais complexas.
A 18 th Century Bohemian vidro oficinas desenvolvido, por exemplo, uma técnica que se tornou conhecido como 'Crystallo ceramie', que envolve a incorporação de um objecto cerâmico decorativo dentro de uma peça de vidro. Esse efeito foi mais comumente empregado na produção de pesos de papel, decantadores, rolhas e frascos de perfume.
Talvez os grandes desenvolvimentos da Era da Decoração, no entanto, não tenham ocorrido nem na Boêmia nem em Murano, mas na Inglaterra.
Os fabricantes de vidro ingleses emergiriam, em meados do século XVIII, como uma das principais potências na produção de vidro de luxo na Europa.
A partir de 1725, por exemplo, os fabricantes ingleses começaram a produzir o chamado 'vidro cortado', artigos de vidro produzidos cortando e moendo grandes pedaços de cortina de vidros sólido e cristal em novas formas, e facetando a superfície das peças para criar um efeito 'prismático' o que permitiu ao vidro refletir e irradiar luz.
Obviamente, a maior conquista dos fabricantes de vidro ingleses foi a descoberta, na década de 1670, da técnica de fabricação do chamado vidro de cristal. O 'cristal' inglês era superior ao 'cristallo' veneziano porque era mais durável e mais fácil de decorar.
O que os fabricantes ingleses entenderam melhor do que qualquer um de seus colegas foi que o apelo do vidro estava em sua capacidade de refletir, refratar e irradiar luz. Crystal poderia fazer todas essas coisas, e mais brilhantemente do que qualquer outra forma de vidro.
Não é surpreendente, então, que na 18 th Century, vidro - e cristal em particular - foi amplamente utilizado na produção de luminárias. Castiçais e candelabros de cristal tornaram-se enormemente populares entre a elite da Europa, precisamente pelo brilho e brilho que acrescentavam a uma sala.
Cristal era tão popular que até o início da 19 th Century, quase todas as fábricas de vidro da Europa estavam produzindo peças elaboradas de talheres, vasos, e acendendo em cristal e vidro de corte.
Uma nova e importante jogador na produção de vidro cristal foi o famoso Baccarat empresa, os produtores de alguns dos melhores 19 th peças de vidro do século.
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